Grupo Roncador recebe investimento de Fundo Holandês para produção sustentável – Eco Business

A operação do Fundo é inédita no Brasil; investimento servirá para aprimorar a produção sustentável

Junho de 2020 – Após dois anos de negociaçõeso Fundo &Green, focado em proteção florestal e commodities florestais tropicais, aprovou um empréstimo de US$ 10 milhões para o Grupo Roncador. O compromisso da produtora agropecuária é aumentar em até 58% a produção de alimentos dentro da mesma área em até oito anos.

O objetivo da Roncador é aprimorar a sua produção sustentável, centrada na integração entre sistemas de agricultura e pecuária que intensifica e recupera pastagens degradadas em mais de 60.000 hectares. O sistema produtivo da Roncador além de sustentável é economicamente viável, ou seja, o resultado da produção é vantajoso e o fundo buscava exemplos assim, independente da escala (pequeno, médio ou grande produtor).

Um dos fatores determinantes para aprovação do crédito é que a Roncador está disposta a aumentar a produção sem agredir o meio ambiente, como explica Pelerson Dalla Vecchia, CEO do Grupo. “Estamos em um caminho sem volta. É possível aumentar a produção de alimentos dentro de uma mesma área, sem precisar desmatar novos espaços. Conseguimos implantar um sistema produtivo viável, que captura carbono e ainda contribui com o meio ambiente. O financiamento do Fundo vai nos ajudar a investir ainda mais nisso”, afirma.

Os esforços da Roncador estão alinhados com a estratégia progressiva de crescimento verde do Estado de Mato Grosso (“produzir, conservar, incluir estratégia”) e o Código Florestal Brasileiro, inclusive por meio de investimentos na intensificação do uso da terra e na melhoria do manejo agrícola, o que reduz a pressão sobre o desmatamento.

Além disso, a Roncador desenvolveu um plano de ação ambiental e social abrangente, bem como um plano de proteção da paisagem que compromete a empresa a disseminar seu projeto e know-how em todo o setor.

“Apoiar os produtores rurais em seus esforços para desenvolver modelos de produção mais eficientes na produção de alimentos, na regeneração do solo e na captura de carbono é fundamental nas estratégias de uso da terra de amanhã. Congratulamos o foco do Green em financiar empresas como a nossa, trabalhando na criação de projetos sustentáveis e comercialmente viáveis para o setor”, ressalta Penido.

Nanno Kleiterp, Presidente do Conselho de Administração do Fundo &Green, acrescenta: “O primeiro investimento do & Green no Brasil envia uma mensagem sobre recompensar e apoiar players respeitáveis que operam além do “business-usual” do ponto de vista da produção e proteção, e ajudá-los a chegar à escala – este é o ponto central da visão da & Green de dissociar a produção de commodities do desmatamento.”

“O empréstimo de US$ 10 milhões em 8 anos do Green, complementado por um financiamento em BRL estendida por uma instituição financeira brasileira líder, oferece

a Roncador e seus financiadores a confiança para implementar um ambicioso programa de intensificação sustentável que pode servir de modelo para outros agricultores sobre como a criação comercial de gado e soja viável pode ser combinada com conformidade regulatória acelerada e proteção florestal ”, diz Gustavo Oubinha, diretor de investimentos do Brasil na SAIL Ventures, e consultor de investimentos da Green.

 Sobre & Green (www.andgreen.fund)

&Green, incorporado como Stichting holandês, foi desenvolvido sob a liderança do IDH em estreita colaboração com a Iniciativa Internacional Norueguesa de Clima e Florestas (NICFI). É um fundo de dívida financeira combinada que investe em

projetos comerciais que podem demonstrar florestas tropicais, com estratégias e metas progressivas de proteção florestal. Seus setores-alvo são as commodities que estão impulsionando o desmatamento, como óleo de palma, soja, carne bovina, silvicultura e outras. Entre os contribuintes atuais do fundo estão o Governo da Noruega, por meio de sua Iniciativa Internacional para o Clima e as Florestas (NICFI), a Unilever, a empresa holandesa de bens de consumo britânico holandesa

e o Global Environment Facility (GEF), com a ONU Ambiente atuando como

sua agência implementadora. A empresa de consultoria holandesa SAIL Ventures atua

como consultora de investimentos do fundo.

Sobre o Roncador

(www.fazendaroncador.com.br)

O Grupo Roncador, considerado um dos principais grupos agrícolas do Brasil, iniciou

suas atividades em 1978, ano em que seu fundador, Pelerson Soares Penido, adquiriu

as primeiras terras no Estado de Mato Grosso. A Fazenda Roncador, com sede em

Querência (MT), é uma das maiores propriedades rurais produtivas do país.

Referência em bovinos de corte na região do Vale do Araguaia, o grupo atua na criação, criação e engorda de gado. Desenvolveu e aprimora ininterruptamente seu sistema produtivo que integra agricultura, pecuária, conservação de florestas e desenvolvimento de pessoas. Cuida de um rebanho de aproximadamente 70 mil cabeças de gado e planta 50 mil hectares anuais intercalando soja, milho e capim para pastejo, o que permite reciclagem de nutrientes, regeneração e acúmulo de matéria orgânica no solo.

Matéria publicada pela &Green no site da Eco-Business: https://www.eco-business.com/press-releases/green-fund-makes-investment-in-brazilian-group-roncador-for-integrated-sustainable-soy-cattle-production-at-scale/