“EM SUSTENTABILIDADE É PRECISO ESTAR SEMPRE UM PASSO À FRENTE DA LEI. E NÃO BASTA FAZER; É PRECISO TER A INTENÇÃO DE FAZER.”

CAIO PENIDO DALLA VECCHIA

Na Agropecuária Água Viva, em Cocalinho, MT, está sendo implantada a LIGA DO ARAGUAIA. Um amplo programa de desenvolvimento regional sustentável no Vale do Araguaia, onde a fazenda está se transformando num centro difusor de tecnologia em pecuária sustentável, integrando outras fazendas de cria da região que estarão adotando práticas de intensificação sustentável para a produção de carne diferenciada com benefícios para toda a cadeia.

Liga do Araguaia e Balanço de Carbono na Pecuária Sustentável do Vale do Araguaia

assista a vídeos do projeto

A LIGA DO ARAGUAIA, Liga de Desenvolvimento Regional do Araguaia, é um programa que visa estimular e replicar práticas de intensificação sustentável na pecuária de cria a partir da difusão e adoção de tecnologias modernas. O programa prevê:

• Integração com fazendas de cria para rastreabilidade de toda a cadeia de suprimento a partir do bezerro, integrando fazendas de cria que estarão aderindo ao projeto a partir de protocolos que retratem os principais atributos a serem seguidos;

• Realização de Dias de Campo para discussão e treinamento em práticas de pecuária sustentável para replicabilidade em fazendas da região;

• Diferenciação e agregação de valor aos produtos e serviços das atividades pecuárias desenvolvidas pelo projeto, a partir de vantagens competitivas e acesso a mercados conferidos pelas boas práticas adotadas pelos integrados.

No momento em que mudanças climáticas e aquecimento global tomam conta do noticiário e mobilizam a sociedade mundial, encontra-se também em implantação na região o projeto Carbono Araguaia. Tendo como objetivo o estudo de emissões dos “Gases de Efeito Estufa” (GHG) na pecuária da região, firmada com a Dow Agro Sciences uma parceria que permitirá o monitoramento, com o uso da ferramenta do GHG Protocol Agrícola, da redução de emissões de GHG obtida graças a adoção das práticas de intensificação sustentável.



Projeto Campos do Araguaia

Ainda no âmbito da LIGA DO ARAGUAIA destaca-se parceria firmada com a TNC, The Nature Conservancy, com o apoio do IDH, The Sustainable Trade Initiative, voltada ao apoio às atividades de intensificação sustentável da pecuária e à regularização ambiental na região. Tal parceria tem os seguintes objetivos (1) o apoio às atividades de intensificação; (2) remoção de barreiras à adoção dessas práticas; (3) restauração e interligação de fragmentos florestais; e (4) divulgação e replicação das lições aprendidas.